quinta-feira, 4 de julho de 2019

PRODUÇÃO DE LIVROS PELOS ALUNOS DO 4º ANO



Produção de livros de contos
Turma – 4º Ano
Professora: Rosângela Souza Santos Ferreira
Público Alvo – Alunos do Ensino Fundamental I



            O trabalho de produção de livros de contos, com os alunos do 4º ano, foi desenvolvido após análise do resultado da proficiência da escrita, em que dois alunos da referida turma ficaram abaixo do esperado.
         Pensando em fazer um trabalho abrangente que contemplasse habilidades da produção escrita, conhecimentos linguísticos, ortografia, leitura e a produção oral, em que os alunos pudessem conviver cotidianamente com a arte de imaginar, os discentes organizaram-se em dupla para que um auxiliasse o outro, uma vez que a interdisciplinaridade com arte se faz necessário na parte da ilustração das histórias do livro.
         Os textos foram produzidos gradativamente, disponibilizando aulas de língua portuguesa e arte para que os alunos dessem continuidade às histórias, e que pudessem ir para suas casas pensando/imaginando a continuidade do conto, tornando suas histórias mais imaginativas e belas.
         A grande relevância do trabalho de produção do livro de contos foi empregar adequadamente os elementos de coesão, elementos que garantem a continuidade do texto e a estrutura do texto em prosa. Assim, puderam utilizá-los com mais compreensão, adquirindo mais eficiência na escrita.
         Além do gênero textual “conto”, um outro gênero trabalhado foi a autobiografia, em que cada aluno pôde escrever sobre a sua própria vida.
         Para culminância do trabalho, os alunos convidaram as outras turmas da escola para apresentação no pátio, dos livros produzidos por eles, explicando os elementos da capa, a escolha do título, e fazendo um breve comentário da (s) história (s).
          A pedagogia utilizada nesta experiência com a produção escrita vem corroborar com a ideia de que “só se aprende escrever, escrevendo”, e de que é preciso que os nossos alunos tenham de alguma forma razão para escrever.

Um país se faz com homens e livros.
Monteiro Lobato










Nenhum comentário:

Postar um comentário

A EQUIPE DA ESCOLA ESTADUAL ZÉ DE CALU AGRADECE PELA SUA PARTICIPAÇÃO.