Caro
Professor, Cara Professora
Com
vistas a garantir a qualidade do Ensino Médio ofertado no País foi instituído
por meio da Portaria Ministerial nº 1.140, de 22 de novembro de 2013, o Pacto
Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio. Este Pacto contempla, dentre
outras, a ação de formação continuada dos professores e coordenadores
pedagógicos de Ensino Médio por meio da colaboração entre Ministério da
Educação, Secretarias Estaduais de Educação e Universidades.
Esta
ação tem o objetivo central de contribuir para o aperfeiçoamento da formação
continuada de professores a partir da discussão das práticas docentes à luz das
novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio – DCNEM (Resolução
CNE/CEB n° 2, de 31 de janeiro de 2012). Nesse sentido, a formação se articula
à ação de redesenho curricular em desenvolvimento nas escolas públicas de
Ensino Médio a partir dessas Diretrizes.
A
primeira etapa da Formação Continuada, em conformidade com as DCNEM, trouxe
como eixo condutor “Os Sujeitos do Ensino Médio e a Formação Humana Integral” e
foi composta pelos seguintes Campos Temáticos/Cadernos: Sujeitos do Ensino
Médio e Formação Humana Integral; Ensino Médio e Formação Humana Integral; O
Currículo do Ensino Médio, seus sujeitos e o desafio da Formação Humana
Integral; Organização e Gestão do Trabalho Pedagógico; Avaliação no Ensino
Médio; e Áreas de Conhecimento e Integração Curricular.
Nesta
segunda etapa, dando continuidade ao eixo proposto, as temáticas que compõem os
Cadernos de Formação do Pacto são: Organização do Trabalho Pedagógico no
Ensino Médio e Áreas de Conhecimento do Ensino Médio, em consonância com as
proposições das DCNEM, considerando o diálogo com o que vem sendo praticado em
nossas escolas, a diversidade de práticas e a garantia da educação para todos.
A formação continuada propiciada pelo Pacto auxiliará o debate sobre a Base
Nacional Comum do Currículo que será objeto de estudo dos diversos setores da
educação em todo o território nacional, em articulação com a sociedade, na
perspectiva da garantia do direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano
dos estudantes da Educação Básica, conforme meta estabelecida no Plano Nacional
de Educação.
Destacamos
como ponto fundamental que nesta segunda etapa seja feita a leitura e a
reflexão dos Cadernos de todas as áreas por todos os professores que participam
da formação do Pacto, considerando o objetivo de aprofundar as discussões
sobre a articulação entre conhecimentos das diferentes disciplinas e áreas, a
partir da realidade escolar. A perspectiva de integração curricular posta pelas
DCNEM exige que os professores ampliem suas compreensões sobre a totalidade dos
componentes curriculares, na forma de disciplinas e outras possibilidades de
organização do conhecimento escolar, a partir de quatro dimensões fundamentais:
a) compreensão sobre os sujeitos do Ensino Médio considerando suas
experiências e suas necessidades; b) escolha de conhecimentos relevantes de
modo a produzir conteúdos contextualizados nas diversas situações onde a
educação no Ensino Médio é produzida; c) planejamento que propicie a
explicitação das práticas de docência e que amplie a diversificação das
intervenções no sentido da integração nas áreas e entre áreas; d) avaliação que
permita ao estudante compreender suas aprendizagens e ao docente identificá-las
para novos planejamentos.
Espera-se
que esta etapa, assim como as demais que estamos preparando, seja a
oportunidade para uma real e efetiva integração entre os diversos componentes
curriculares, considerando o impacto na melhoria de condições de aprender e
desenvolver-se dos estudantes e dos professores nessa etapa conclusiva da
Educação Básica.
Secretaria
da Educação Básica
Ministério da Educação
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