terça-feira, 4 de novembro de 2014

REFLEXÃO E AÇÃO (Cad. 3 pág. 17)



As decisões sobre o currículo se instituem como seleção. Na medida em que se trata de uma seleção, e que esta não é neutra, faz-se necessário clareza sobre quais critérios orientam esse processo de escolha.

“Que relações existem entre o que eu ensino e o mundo do trabalho, da ciência, da tecnologia da cultura?”

3 comentários:

  1. Diante dessa questão, após um debate entre os professores do PACTO EM da E. E. Zé de Calu, concluiu-se o quão é importante a contextualização em sala de aula.
    A ciência, a tecnologia e a sociedade caminham juntas, e partindo-se do principio que o objetivo da educação é formar cidadãos críticos, capazes de intervir na realidade; é impossível a educação humana integral se não houver inter-relação do que é ensinado com o mundo do trabalho, as tecnologias, a ciência e a cultura.

    ResponderExcluir
  2. No dia a dia escolar os alunos obtém conhecimento através de materiais independentes, orientados por cada professor habilitado porém o processo de desenvolvimento da ciência só acontece quando determinado aluno estabelece a interdisciplinaridade já que seu conhecimento deve ser múltiplo. A construção da sociedade engloba o entendimento geral ensinado na escola. A cultura existente em nossa volta se restringe a um único conhecimento. Portanto a Escola é a porta de entrada para estabelecer e passar todos os conhecimentos necessários para o desenvolvimento intelectual da sociedade servindo como base para esta construção. Rangell Ramos.

    ResponderExcluir
  3. A matemática tem por finalidade levar o educando a importância da disciplina para diferentes áreas do conhecimento, por ser utilizada em estudos tanto ligados às ciências da natureza, ciências sociais, tendo uma relação direta com o mundo do trabalho.
    O ensino da matemática presta sua contribuição á medida que são desenvolvidas metodologias que priorizem a criação de estratégias que favoreçam a criatividade, iniciativa pessoal, autonomia, o desenvolvimento espirito critico da autoconfiança na própria capacidade de conhecer e enfrentar desafios.Andreia

    ResponderExcluir

A EQUIPE DA ESCOLA ESTADUAL ZÉ DE CALU AGRADECE PELA SUA PARTICIPAÇÃO.